__________ Click for Flores, Azores Forecast ___________ ____________________________________________________________________________________________

domingo, 31 de dezembro de 2006

O último dia de 2006... (para mim)

Este foi, para mim, o último passeio do ano que agora acaba, o velho ano que agora se despede, fê-lo com a graça de alguns raios de sol, que, timidamente, convidaram a sair.
Aproveitei para me despedir deste com um pequeno passeio, tal como aproveito agora para, a todos que por aqui passam, desejar uma entrada em pleno neste 2007 acabadinho de chegar.
Para a "Malta do blog" um abraço especial e votos de muitas "Kanadas & Kaminhos" para percorrer e descobrir.





Etiquetas: , ,

quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Fajã do Conde - Caveira


Da Fajã do Conde á Caveira estende-se mais uma das muitas kanadas da nossa ilha.










Pelo meio passamos pela foz da ribeira da cruz e gozamos de grandes paisagens.































Etiquetas: , ,

segunda-feira, 25 de dezembro de 2006

Árvores e tal... II







































Etiquetas: , , ,

domingo, 24 de dezembro de 2006

Árvores e tal...

Aqui ficam algumas sugestões de Árvores de Natal...














Etiquetas: , ,

Um Anoitecer de Inverno...














Um anoitecer na zona central do mato, ao lado do morro dos frades.

Nada como terminar um passeio de Domingo de Inverno e olhar para trás para este pôr do Sol.

Etiquetas: , ,

terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Aldeamento da Kaldeira, silenciosamente à espera de dias melhores…


Entre as Freguesias do Mosteiro e Fajânzinha, concelho das Lajes, na encosta sudoeste da ilha, fica este pequeno aldeamento chamado “Caldeira do Mosteiro”, talvez por se situar numa pequena depressão verdejante e soalheira, que se assemelha a mais uma lagoa (localmente denominadas muitas vezes de caldeiras). Se hoje os sinais de abandonos são evidentes, há décadas atrás várias famílias habitavam e “conduziam” a sua pecuária nesta zona.
Apesar da humidade e os ventos fortes de Inverno irem ao longo dos anos fazendo estragos consideráveis, é possível ver ainda em algumas destas casas janelas com vidros.
Á alguns anos atrás o Aldeamento da Cuada a algumas centenas de metros daqui, passava pelos mesmo abandono, acabando por ser brilhantemente recuperada. resta ao actuais proprietários do lugar da "Caldeira do Mosteiro" terem a sabedoria e vontade de fazer deste um excelente sitio para turismo rural por exemplo, pois todas as estruturas estão já aqui, com um pouco de trabalho de recuperação as potencialidades desta zona poderiam ser aproveitadas em vez do abandono que por ali prolifera e que acabará por destruir o que ainda resta.

Nota- ainda é possível percorrer o centro do aldeamento pois por ali passa um caminho pedestre devidamente assinalado, bem como outros caminhos de acesso aos terrenos circundantes.

Fotos: (duas fotos) o Aldeamento visto da estrada de acesso, sobranceira, de quem vem da freguesia do Mosteiro, á saida da Kanada/kaminho pedestre a vista que fica atrás de nós, e finalmente da estrada de acesso á Fajâ Grande quem sobe á direita, vislumbra-se o vale da Caldeira e bem ao fundo a Rocha dos Bordões.


Etiquetas: , , ,

domingo, 17 de dezembro de 2006


Festas Felizes & Boas Entradas

Etiquetas:

Alguém sabe onde fica o "Castelo" ? ou fonte de àgua termal na Caveira?


O Sr. José Costa numa das suas assíduas passagens pelo “Kanadas” deixou a seguinte mensagem:
“…algumas indicações sobre Kanadas e Kaminhos da Caveira... penso que ainda existe um que passa por baixo do "Castelo" e vai dar ao vale da Rib. da Cruz. Tb devem saber duma nascente termal que existe mesmo por baixo da falésia do vale. Era de muito difícil acesso, mesmo a pé…”
Infelizmente não conheço a existência desta, deixo aqui a foto para confirmação se o “Castelo” a que se refere será esta rocha na encosta norte da freguesia da Caveira (no interior do circulo).
Note-se no sopé da rocha um caminho que desce um pouco mais acabando tanto quanto é possível ver numa pequena terra de inhames. (pode confirmar isso na foto com a cascata).
Caso afirmativo posso é dizer-lhe que de momento já estão (não sei a autoria a quem pertence) abrindo caminho a partir do centro da freguesia e em direcção ao vale da Ribeira da Cruz, aqui fica também a foto do mesmo que ainda não segui além da zona onde termina o piso de pedra. (disseram-me. mas não tenho confirmação de que se trata de um caminho para alcançar as captações de agua da zona.)
Lembro-me à uns anos atrás uns amigos falarem de uma nascente de agua quente (recordo-me de dizerem que era pouco mais quente que a temperatura ambiente) mas o acesso seria subindo Através do vale da Ribeira,presumo, até perto da cascata que segue na foto.
Nessa cascata de acordo com um colega daqui do Blog existe um poço igualmente de acesso não muito fácil.
Caso por aqui passe alguém com mais informação acerca do assunto os comentários estão disponíveis e agradecemos sempre a informação extra.

Actualização:
Por uma questão de informação achei mais conveniente colocar aqui a informação que consta nos comentários acerca da questão formulada sobre a localização da fonte termal na Caveira, obrigado a quem interviu é sempre bom contar com o vosso apoio.

“Realmente o "Castelo" a que me referia é o que está evidenciado no circulo da foto, e o acesso a essa Kanada é depois do cimo da freguesia, após todas as casas ainda se anda um bocado até que aparece o Castelo. À direita poder-se-á ver o Vale e à esqerda a estrada regional que segue para a Lomba. O Caminho referido entra sobre a direita um pouco mais à frente, e será com certeza aquele sulco que se vê a atravessar o mato… Cumprimentos” - Posted by JOSE COSTA to Kanadas & Kaminhos at 12/17/2006 06:15:03 PM

“ Boas… em relação à "agua termal", fica mesmo acima daquela queda de agua que esta na foto…O seu acesso... pela ribeira da cruz, e de seguida pela ribeira seca... só se pode ir a pé… em cima da rocha onde tem aquela queda d´agua tem uma bela vista de uns bons metros de altura... Abraço.” - Posted by Paulo Castro to
Kanadas & Kaminhos at 12/17/2006 06:23:57 PM

Etiquetas: , ,

Vale das Lages (vista dos Frades)

Eu sei.. Eu sei... são três fotos, mas quem não tem uma grande angular "caça" com uma lente normal!
Lamento pela qualidade que não é das melhores, mas pelo menos dá para ficar com uma ideia de como é o vale das Lages visto do kaminho dos Frades, podendo notar-se ao fundo à esquerda a depressão onde fica a Lagoa Funda.

Etiquetas: , ,

sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

O Farol...lá longe....


Farol do Albernaz , visto do trilho pedestre que liga a freguesia de Ponta Delgada á Ponta da Fajã Grande. Sem duvida um sitio excelente para fazer a travessia de Verão.

Etiquetas: , , ,


Esta é uma pequena ribeira mesmo ali por cima da Freguesia do Mosteiro e ao lado de um dos Kaminhos pelo qual passamos com alguma frequencia.

Etiquetas:

quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Kaminho antigo do mato



No fim do verão, ainda com muitas hortênsias.

Etiquetas: ,

1000 visitas...


À duas semanas atrás anunciavamos orgulhosamente as 500 visitas ao "Kanadas & Kaminhos", hoje passados pouco mais de um mês desde a nossa recente formação vimos uma vez mais assinalar o marco das 1000 visitas aproveitando sempre para agradecer a todos a força que têm dado a este projecto ao passarem por aqui e deixarem a sua impressão.
Muitas tem sido as respostas positivas que temos recebido daqueles que nos visitam, o que justifica por si só os objectivos estabelecidos para este espaço, o que nos leva a pensar neste projecto de forma ainda mais séria, tornando mais atractivo para que todos aqueles que por aqui passam, fiquem com vontade de voltar.
A todos os colaboradores fica também aqui uma palavra de agradecimento pelo valioso contributo que todos dão, pois sem eles seria impossivel chegar tão longe.
Bem vindos sejam sempre os que nos visitam, seja para recordar, participar, matar saudades ou apenas satisfazer a curiosidade.

Etiquetas:

terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Mosteiro - Kaminho da Caldeira

Estas vão para o Sr José Costa (natural da freguesia do Mosteiro) calculo que não fosse este o caminho que se referia (num dos seus comentários) sobre a rocha dos bordões, mas é outra vista diferente, quanto á outra foto é um conjunto de slides acessiveis a quem faz o caminho do Mosteiro para a Caldeira pelo caminho velho (assinalado como caminho pedestre) que certamente conhece.


Etiquetas: ,

domingo, 10 de dezembro de 2006

Kaminho da Ponta da Caveira

O Kaminho até a ponta rochosa da freguesia da Caveira, local onde se é ainda possivel a prática de pesca de pedra sobretudo a algumas espécies como a Veja e o Sargo (local onde inclusive até chegaram a haver pequenos barcos) está agora a ser ampliado até praticamente a zona de rocha propriamente dita, local apartir do qual se pode seguir apenas a pé.
Porém é possível logo aí vislumbrar a beleza da costa sul que se prolonga até a freguesia da Lomba, e a Norte surge por entre a vegetação a Fajã do Conde e ao fundo a Vila de Santa Cruz.
Em suma um pequeno passeio com bastante a oferecer, sobretudo se pretender seguir até ao fim do atalho.

Fotos- O final do Kaminho alargado, vista sobre a costa Norte e a continuação da Kanada até a ponta de rocha.



Um nascer do Sol de Inverno...

Etiquetas: ,

segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

Passeio de 3 de Dezembro...(continuação) Flagrantes...

Palavras para quê... Flagrantes....



















Até Breve...

Etiquetas: ,

Passeio de 3 de Dezembro...(continuação)

O passeio do passado Domingo ( 3 de Dezembro) apesar do número um pouco restrito de motas acabou por se tornar num convivio engraçado que nos levou pela zona dos Cedros, Lugar da Ponta Ruiva, Mosteiro e Fajâ Grande, com alguns troços pelos Matos, pese embora o nevoeiro que se fez sentir no centro da ilha nos obrigasse a procurar zonas mais baixas e soalheiras, aqui ficam mais algumas das fotos desse passeio, sem poder deixar de postar uma foto com Paulo Leal, que sendo o lider da "matilha" deste passeio, andou sempre de maquina fotográfica em punho, acabando por assim ficar de fora de praticamente todas as fotos. aqui fica o registo e a vontade de repetir em breve, de preferência com um número mais alargado de participantes.

Fotos- O nosso Fotografo/lider do passeio a preparar-se para a subida final para o Lugar da Ponta Ruiva, O Ilhéu Furado, A encosta da Ponta Ruiva, e finalmente na Freguesia do Mosteiro á saida de mais uma Kanada.



Etiquetas: , , , ,

domingo, 3 de dezembro de 2006

Algumas fotos das kanadas do passeio deste domingo.

Resumo de uma tarde bem passada, pelas kanadas e kaminhos da nossa ilha...


Na travessia de uma das
muitas ribeiras,
na kanada Cedros- Ponta Ruiva...








Outra ponte na mesma kanada...













Ao lado da Lagoa Comprida....













No Mosteiro, a kaminho da Caldeira...

















Ao fundo, a Fajãzinha...












Nas Kanadas da Fajã Grande...












Já de noite, numa pequena kanada
no mato, com muita lama :)

Etiquetas: , , , , , , ,