__________ Click for Flores, Azores Forecast ___________ ____________________________________________________________________________________________

terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Kanadas de fim de semana. (26-02-2007)

Já trouxemos aqui várias fotos deste percurso, porém esta “kanada” é sem dúvida das mais longas e das mais gratificantes de fazer, de todas as vezes que fazemos a travessia dos Cedros para a Ponta Ruiva trazemos sempre o gosto de um bocado bem passado e as fotos para recordar e “debater”, se bem que desta vez fomos foi mesmo filmar a "Aventura".

A vista do vale da Ribeira do Esguilho e do Pico Queimado.
Este foi um pormenor interessante, um poço de lavar roupa, com água corrente da nascente, mas mais interessante foi o pequeno poço ao lado para utilização dos animais, e tudo feito em pedra.

Etiquetas: , ,

Kanadas & Kaminhos no YouTube... versão 2.0

O prometido não é de vidro... por isso cá vai mais do mesmo...
Os "monços" aos saltos entre os Cedros e o lugar da Ponta Ruiva.

O Paulo Castro a fazer a ravina.



O Nuno Diogo numa das estreitas pontes ao longo do percurso.

Etiquetas:

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Árvores e tal... IV



Etiquetas: ,

Estrada "Frades"-Costa do Lajedo

A Câmara Municipal das Lajes já havia traçado na zona dos “Frades” um caminho que actualmente já se encontra asfaltado e que liga a entrada da Fajã de Lopo Vaz subindo aos “Frades” e seguindo até ao Ramal do lugar da Costa do Lajedo, com vista sobre o vale das Lajes.
Agora já segue com piso em bagaça um novo caminho ligando a zona dos “Frades”paralelo ao anterior, mas que recorta por cima da Rocha Alta, nas “costas” do “Outeiro da madeira seca” indo igualmente ligar ao ramal da Costa.

Uma das "pontas" do Caminho, o ínicio para quem segue na direção Frades- Costa do Lajedo, logo por debaixo da rocha dos "Frades"
O piso já todo feito em bagaça.

Vista para a Rocha Alta sobre a costa.
As pedras chamadas "Frades", vistas pelo lado posterior.

Vista sobre a Costa do Lajedo.
O lugar da Costa do Lajedo.

A rocha Alta.

Etiquetas: , , ,

Lajedo...

Já que estamos a falar do extremo sudoeste, porque não aproveitar para deixar aqui umas fotos da Freguesia do Lajedo, concelho das Lajes.



A freguesia, vista do caminho da Costa.









A cascata da Ribeira do Campanário, que "divide" o Lajedo do lugar da Costa.

Etiquetas: , ,

domingo, 25 de fevereiro de 2007

Estivemos em obras...


O aspecto meio desorganizado do “Kanadas” nos últimos dias deveu-se a “obras de melhoramento" que se prenderam-se sobretudo com a introdução de uma imagem personalizada no nosso cabeçalho, fizemos igualmente algumas pequenas "afinações ao motor" e aproveitamos também para disponibilizar no final da barra de ferramentas, sobretudo para os curiosos, mas não só, uma tabela solar e lunar, pedimos desculpa pelo inconveniente e boas visitas.

Etiquetas:

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Lagoa Comprida


Etiquetas: , ,

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Ribeira do Moinho (Freguesia de Ponta Delgada)

A Ribeira do Moinho é paralelamente á Ribeira Grande, um dos maiores caudais da ilha, abastecida por duas nascentes, uma no Pico da Burrinha e outra (a principal) no próprio Morro Alto. (pico mais alto da Ilha) Percorrendo uma distância que vai praticamente do planalto central da Ilha em direcção a Norte, estas nascentes passam pela zona das Ladeiras onde se juntam num só caudal acabando por seguir em direcção do mar a oeste da Freguesia de Ponta Delgada.
Tal como outras na Ilha também a Ribeira do Moinho (nem sei porque o nome é singular quando na realidade) albergava junto á Freguesia três moinhos de água.
São propriedades destruídas pelas cheias de 9 de Junho de 1995 (as mesmas que destruíram pontes e caudais como o da Ribeira Grande entre outras) que devido não só á força, mas sobretudo á altura que a corrente atingiu ficaram “decapitadas” , tal como a sua habilidade (já decadente) de fornecer Ponta Delgada (e outras freguesias certamente) de farinha de milho.
Para além de se perder os edifícios enquanto propriedade privada, perdeu-se também (bem mais importante) todo o património cultural que tanto se devia proteger ( e recuperar, sobretudo numa Ilha e Arquipélago que pretende impor-se como destino turístico) e que infelizmente (sobretudo no concelho de Santa Cruz) pouco ou nada se faz.
Para que ninguém me chame de injusto e para quem tiver dúvidas acerca do outro concelho tenha a decência de olhar para o “Moinho dos Reis” ou o “Moinho da Brisita”, ambos na Ribeira Funda e ambos propriedade privada mas devidamente restaurada e que prometo um dia aqui mostrar.
Quanto á Ribeira do Moinho, aqui ficam as fotos do longo curso de água e das suas inúmeras cascatas e poços.


Um grande plano da zona das Ladeiras...
O poço ao lado da ponte...


Os três antigos moinhos de água, a jusante da ponte, o moinho da familia Vicente(de todos o mais intacto, ainda com as mós ao lado)...
...o moinho da familia Sales...
...e o moinho da familia Rego, mas conhecido pelo nome "Moinho do Estrela."



Mesmo á beira da ribeira no velho caminho que a atravessa, desta não deu para passar, estava demasiada corrente, quem sabe no Verão...


A perspectiva do outro lado...


Um verdadeiro "Grand Canyon", garanto que a altura e dimensão é impressionante, apesar do antigo poço ter perdido a antiga configuração em consequência das cheias...

Etiquetas: , , ,

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Curiosidades...

O cedro-do-mato é uma espécie protegida pela Convenção de Berna e pela Directiva Habitats da União Europeia, sendo ilegal o seu abate e o tráfico da sua madeira sem um certificado de proveniência atestando que não foi obtida em contravenção das regras daquela Convenção.
Dada a sua resistência à abrasão e leveza, o cedro era a madeira de preferência para a confecção das "galochas", o típico calçado de madeira e tecido dos Açores (provavelmente de origem flamenga), ainda comum na primeira metade do século XX. Pequenas rodelas ou cubos de madeira de cedro eram colocadas entre as roupas guardadas, para afugentar as traças (os seus óleos essenciais são insecticidas) e manter as roupas com um odor agradável mesmo na humidade tipicamente prevalecente nas casas tradicionais açorianas.
Aqui na Ilha era feita uma grande variedade de utensílios a partir da madeira de cedro-do-mato, nomeadamente baldes e outros objectos para manuseio e transporte de líquidos, cabos para vários utensílios, instrumentos de cordas etc.

Etiquetas:

terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Kanadas de fim de semana. (18-02-2007)

Confirmando o "bom" tempo que temos tido nos últimos dias (de que ja vos tinha posto ao corrente), não é que a "rapaziada" impaciente como é, tinha de ir ver até que ponto as Kanadas estavam "aguadas". Claro está que graças a chuva e mais chuva tivemos lama, lameiro, laminha e para terminar, lamaçal. sem mais "delongas" sigam as provas do crime.

Kanada entre Ramal de ligação Fajã Grande-Lagoa Funda e ramal do Poio da Ventosa.

Não pensaram que ia colocar o "post" e a primeira foto não ia ser minha, pois nao? Ahhh... egoista...

O Álvaro Gomes esteve imparável na liderança do grupo.

O "Leal" num dos vários "degraus" do percurso.


O meu "velho" a "esticar" as tração 4x2...
O "pessoal" á saida da Kanada já no Ramal do "Poio da Ventosa", a respirar um pouco de ar fresco em frente á Rocha dos Bordões.















Já ao final da Tarde um saltinho á Kanada Fajâ Lopo Váz - Monte nas Lajes, depois claro de fazer a passagem pelo Mosteiro e pelos Frades.

O Paulo Castro a bater o recorde de altura em lançamento de "bago" de terra!!!

Conferência para a foto.

Etiquetas: , , ,

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Kanadas & Kaminhos no YouTube...

Já estamos marcando presença no You Tube (a nova febre do video)
Prometo mais em breve. por agora que estes sirvam para "adoçar o bico", e incentivar o "pessoal" a sair.



Etiquetas:

domingo, 18 de fevereiro de 2007

Fajã Lopo Vaz


Etiquetas: , ,

Fajâ Grande

Fajã Grande vista do trilho pedestre que liga a freguesia de Ponta Delgada à Ponta da Fajã

Etiquetas: , ,

sábado, 17 de fevereiro de 2007

Freguesia da Fajãzinha


Esta foto foi tirada de um sitio diferente pelo qual não passamos todos os dias, é um sitio que merecia um miradouro pois a vista é fantastica e o acesso não é dificil.
Seria apenas mais um belo sitio no nosso folheto turistico...
quem sabe um dia...

Etiquetas: , , , ,

K&K - Na boca do mundo...


Já fui ao Brasil, já fui a Timor... trá lá lá...(não era qualquer coisa assim?)

Aqui o "Kanadas" inaugurou á uns tempos atrás um novo registo de acessos, que se diga de passagem foi mais um dos vários melhoramentos que introduzimos na recente reformulação deste espaço e que nos permite saber agora e com actualizações em tempo real, (com um grau de erro aceitável) a partir de que zona do globo se acede ao nosso Blog. (utilidade disponível na nossa barra de serviço á direita em baixo).
Descobrimos assim que recebemos tráfego de vários países e consequentemente de várias línguas também, portanto resolvemos adicionar para já um "atalho" para uma tradução do "Kanadas" em língua Inglesa, qualquer coisa perto de um "Kanades and Kamaines", uma vez que (infelizmente) a tradução é realizada palavra a palavra, perde-se ás vezes um pouco o sentido do texto.
Estando por isso longe de ser uma solução perfeita, é por agora a possível e a única que nos permite dar alguma "Internacionalidade" a este projecto.


(só por curiosidade até já nos viram na China)

Etiquetas:

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Vento, Granizo & Lama

Os últimos dias tem sido de bastante mau tempo, a ocidente tem passado muita chuva forte e com o vento a subir a valores superiores ao 100km/h, se por um lado não seja nada que assuste um Florentino, a verdade é que , sobretudo com a frio que se tem sentido e que tem enchido a ilha de granizo, (sobretudo nos últimos dois dias) , fica bastante difícil sair por aí a passear.

Como se pode ver a estrada e valetas cheias de granizo.
A força do vento bem patente na "dobragem" dos 4 postes de ferro.











No entanto, para que ninguém duvide que o pessoal é resistente e anda por aí mesmo nos piores dias, aqui vai...
Kanada da Ribeira Grande com a água a transbordar pelas laterais para dentro da kanada.
A lama bem "pastosa" nas Lajes na Kanada Morros-Frades.
Deu para "atolar" e tudo, mas a diversão está aí!

Etiquetas:

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

3000 Visitas...


O jovem "Kanadas" com apenas 4 meses no "ar" e a beirar a primeira centena de artigos publicados, chegou já á marca de 3000 visitantes.
Obviamente quem está de parabéns são todos aqueles que fazem deste espaço a vossa casa.
Bem hajam e obrigado.

Etiquetas:

sábado, 10 de fevereiro de 2007

Fórum ilha da Flores... Um brinde ao (Re) Começo...

Desde 2005 que o "Rocha dos Bordões" se soube impor pelo serviço que sempre prestou na divulgação de acontecimentos deste nosso pequeno lar.

3 anos e meio de actividade, com quase 900 textos publicados e um numero de visitas que fala por si, demonstrando a forma como o “Rocha” se tornou um ponto de encontro feito por florentinos para florentinos.
O Nelson Fraga, administrador do site, bem como os seus atentos colaboradores tiveram o cuidado de ir “gerindo” a informação que foi sempre recebida por todos e muitos os quantos por lá passaram.
Claro que nem tudo são rosas em projectos como este, por vezes houve quem não soubesse comentar, respeitando quem frequentava aquela casa, deixando para trás um rasto de escárnio e mal dizer nada abonatório das amenas qualidades do povo desta Ilha.
Porém não são as excepções, mas sim a regra de qualidade que permanecem na memória acerca do serviço prestado pelos administradores do "Rocha" e que ficará exposto e expresso no arquivo que perdurará naquele espaço.
Mas até no seu término o projecto "Rocha dos Bordões" impulsiona a fundação de um novo espaço de debate, que se espera enérgico, responsável e informativo, fruto da experiência acumulada.
Porque a todos os florentinos cabe a responsabilidade de saudar e apoiar as iniciativas que ajudem a colocar a nossa ilha neste mapa cibernético.

Damos as boas vindas ao jovem: “Fórum Ilha das Flores”.

Etiquetas: ,

Participe e ajude-nos a crescer...


Tem algum texto ou foto, antiga ou recente, sobre miradouros, vistas, canadas, caminhos ou qualquer outro assunto que de alguma forma se relacione com os temas deste espaço e que gostaria de ver aqui publicada?
É simples… afim de facilitar ainda mais o envolvimento dos que nos visitam, deixamos aqui um convite a que nos endereçe, via e-mail (para o contacto disponibilizado na barra de ferramentas no lado direito) as suas fotos ou textos devidamente identificados que deseje ver publicados neste espaço.
Participe, mesmo sem ter de fazer qualquer inscrição como autor certificado.
Faremos ou não (conforme o caso o justifique) a edição do artigo que será publicado com a salvaguarda da sua autoria.
Ajude-nos a tornar este espaço mais interactivo.

Etiquetas:

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Demonstração/Prova de perícia - Aniversário da Ass. de Bombeiros Voluntários

Apesar de não estar directamente relacionado com o percorrer de Kaminhos ou Kanadas, este evento conquistou o seu lugar aqui por representar uma iniciativa agradável, que se pode assumir representa algum reconhecimento do protagonismo que estas “Maquinas infernais” começam a ter na ilha, o que nos leva a pensar que as Moto 4 estão a ditar cartas no que toca á moda para este ano, sobretudo agora que o verão se aproxima resta saber se será apenas mais uma moda passageira, como outras que se lhe procederam.
De qualquer forma, fica aqui o registo do que se passou no passado dia 25 de Janeiro de 2007, (dia que foi também Quinta-feira de amigos) inserido nas comemorações do aniversário da Associação de Bombeiros Voluntários de Santa Cruz das Flores, foram convidados alguns dos colaboradores deste espaço, bem como outros praticantes (alguns deles já apareceram em várias actividades neste blog e os quais sendo parte do corpo de voluntários, terão lançado a ideia do evento.) que levaram até ao parque da Sede da Corporação, uma demonstração, em jeito de prova de perícia, que de acordo com quem participou foi feita de forma bastante salutar e engraçada, cativando a atenção e os aplausos dos presentes para as grandes “almas” destas maquinas.
Não podíamos deixar de manifestar aqui um voto de parabéns para a associação, e o nosso reconhecimento pelo empenho, brio e coragem com que sempre tem desempenhado as suas funções, para eles… muitos anos de vida!


Tarde de treinos e logo no início do percurso com um obstaculo de troncos...




Rampa Lateral... e roda no ar...
Subida e descida de paletes, bom para testar o equilibrio...

E mais do mesmo...
Depois dos troncos, só mesmo bidons...
Duas rodas motrizes no seu melhor...
Á noite a competição, pena que não termos mais fotos da prova, devido á falta de iluminação do local.
Os "Monços" depois do sobe e desce...

Etiquetas: , ,