__________ Click for Flores, Azores Forecast ___________ ____________________________________________________________________________________________

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Curiosidades...



Lenda da Caveira
Narra a lenda, que por volta do século XVI, um náufrago chamado Demétrio, surgiu neste sítio, molhado e faminto. Todos lhe estenderam a mão, tratando-o com amor, vestindo-o e dando-lhe de comer. Ele ao sentir tais exemplos de fraternidade, pensou que pessoas assim, seriam difíceis de encontrar noutro lugar.
Demétrio, apesar de cristão, não acreditava no inferno, nem no purgatório, nem sequer na validade das orações rezadas pelos defuntos. Morre com estas dúvidas.Mais tarde, surge, no alto do morro uma caveira incandescente, que continuamente gritava para que todos rezassem pela salvação da sua alma.
Assim, os habitantes daquele povoado, apelaram à clemência de Deus.
Então, a caveira incandescente desapareceu, mas deixou que a sua própria lenda se apossa-se do local.




Etiquetas:

Kanada de Fim de ano...

Agora que a minha four-by-four já está prontinha da revisão, foi tempo de sair para trazer aqui mais umas fotos antes de terminar 2007.
O cenário não podia ser melhor que a sempre verde rocha da Fajã e este pequeno traçado que ligava antigamente a freguesia da Fajã Grande ao lugar da Ponta da Fajã.





Etiquetas: , , ,

Ultimas Kanadas do Ano

Apesar do frio que se fazia sentir efectuou-se pela primeira vez (em moto4) o kaminho Lajedo-Mosteiro pelo trajecto de baixo. Tivemos muitas dificuldades na passagem, como sempre pedras caídas, kaminhos mais apertados e a ribeira foi o principal obstáculo.







































Desculpem as fotos não terem melhor qualidade, mas não havia máquinas fotográficas por perto, teve que ser com o telemóvel.

Etiquetas: , , , ,

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

A tragédia da Ribeira dos Moinhos (Ponta Delgada)

"A Ribeira do Moinho é paralelamente à Ribeira Grande, um dos maiores caudais da ilha, abastecida por duas nascentes, uma no Pico da Burrinha e outra (a principal) no próprio Morro Alto. (pico mais alto da Ilha) Percorrendo uma distância que vai praticamente do planalto central da Ilha em direcção a Norte, estas nascentes passam pela zona das Ladeiras onde se juntam num só caudal acabando por seguir em direcção do mar a oeste da Freguesia de Ponta Delgada. Tal como outras na Ilha também a Ribeira do Moinho albergava junto á Freguesia três moinhos de água, propriedades destruídas pelas cheias de 9 de Junho de 1995"... Estas são fotos da segundo fenómeno natural que afecta esta caudal num espaço pouco superior a uma década, quando as margens da Ribeira do Moinho já se encontravam em plena fase de recuperação, a queda de agua violenta que ocorreu na zona voltou a alterar e derrubar a vegetação circundante do leito, deixando um rasto de devastação em sua substituição, veja-se as diferenças, sendo as fotos do "antes" datadas de Fevereiro desta ano para o "depois" que aconteceu à cerca de um mês atrás.

Antes - o caudal da ribeira junto ao poço da ponte sobre a ribeira no caminho do Albernaz.
Antes- A montante da mesma ponte e junto ao que resta do "moinho da família Sales ( que por curiosidade resistiu de novo, já restando apenas uma parede e a chaminé do moinho).
Depois - O caudal visto apartir da zona dos Grotões.
Depois - a Montante da ponte junto de novo ao moinho do Sales.

Etiquetas: ,

domingo, 9 de dezembro de 2007

Kaminhos de 09-12-2007



O Paulo no seu regresso ás máquinas de tracção total...

Os primeiros obstáculos para a Grizzly...


Pelos kaminhos da Fajã Grande...


























deslizamento de terras ocorrido
á poucas semanas...

Etiquetas: , , , ,

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Entre Cedros e Ponta Ruiva

Etiquetas: ,

domingo, 2 de dezembro de 2007

Não são só kanadas e kaminhos...


Como praticar rafting com a sua moto...

Passeio por Ponta Delgada... 02-12-2007



Descendo para Ponta Delgada por um antigo kaminho de acesso local









Panorâmica sobre a freguesia a partir do antigo kaminho...








Algumas das dificuldades do kaminho...



Moinho junto á ribeira atingida pela "manga de água"...




Nesta imagem é possivél ver o elevado nível que a água atingiu...





Subindo a ribeira...








ultrapassando alguns obstáculos deixados pela "manga de água"...






Etiquetas: , , , , , , , ,

Foto do dia...


Álvaro e a sua "Princesa" subindo a ribeira...

Etiquetas: ,

sábado, 1 de dezembro de 2007

"Manga" de Água

As fortes chuvas que se fizeram sentir em toda a ilha o fim de semana passado, foram mais intensas principalmente na regiao norte da ilha, na freguesia de Ponta Delgada. Não sei exactamente o local onde aconteceu, pois estas fotos foram-me enviadas por mail, mas se o tempo ajudar brevemente vos direir o local exacto e publicarei mais algumas fotos.