__________ Click for Flores, Azores Forecast ___________ ____________________________________________________________________________________________

terça-feira, 29 de julho de 2008

Flores em Flor... III



Etiquetas: , , ,

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Curiosidades... (Galinhola)



A galinhola (Scolopax rusticola) é uma ave ciconiforme, anteriormente caradriforme, da família Scolopacidae, tal como os maçaricos e ostraceiros.
Aprecia os lodaçais à beira-mar, vivendo ali geralmente em grandes bandos. Com seu bico reto e comprido, revira o lodo à procura dos pequenos invertebrados dos quais se alimenta (moluscos e vermes). Algumas espécies de galinholas são monógamas (machos e fêmeas tem apenas um parceiro, por vida), outras são polígamas (um macho cruza com várias fêmeas), e outras, como o frango-de-água são poliandras (vários machos diferentes ocupam várias ninhadas da mesma fêmea). A fêmea põe de três a cinco ovos que devem ser chocados de 18 a 32 dias. Os filhotes deixam o ninho após a sua eclosão.

Etiquetas:

domingo, 27 de julho de 2008

Flores em Flor... II


Etiquetas: , ,

Flores em Flor... I



Etiquetas: , ,

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Martins & Rebelo nas Flores...

À mais de uma década atrás, antes de ser edificada na zona dos Vales a actual União de Cooperativa Agrícolas da Ilha das Flores, responsável pelo fabrico do famoso e premiado “Queijo da Ilha”, quem laborava o leite e derivados deste na Ilha das Flores era a empresa continental Martins & Rebelo Lda., que efectuava a recolha do leite pelos diversos postos espalhados pelas freguesias da Ilha. Hoje após o encerramento desta unidade de fabrico, ficaram dispersos pela ilha os resquícios da sua passagem.

São vários os postos de recolha de Leite agora abandonados (como o da Foto no fim do post , situado na freguesia da Lomba) que diariamente reuniam a matéria-prima necessária ao fabrico, a fim de ser transportada em barris de alumínio de 50L (sim, porque na altura ainda não se viam por aí a circular, carrinhas tanque com refrigeração).

A Martins & Rebelo Lda. possuía na zona da “lomba da Vaca” uma considerável área de exploração pecuária, onde ainda hoje estão instalados vários edifícios então utilizados para a criação e manutenção de gado bovino, bem como, acredite-se, a cura e embalagem do queijo para posterior embarque via marítima.

Destas instalações resta hoje a configuração exterior original, uma vez que os interiores foram recuperados e reutilizadas por uma empresa de exploração de madeiras que viria mais recentemente a ali instalar-se.

A configuração “sui generis” destas instalações (consequência da utilização inicial para o qual foram edificados) bem a sua localização, isolada no meio de amplos terrenos de pasto, fazem desta zona de mato, quanto a mim, uma das mais singulares da ilha e que provavelmente apenas alguns conhecem, uma vez que estas instalações ainda distam um pouco da estrada regional, de onde é impossível vislumbra-las.

Em adição a estas, ficou ao abandono também a unidade fabril contigua á Ribeira dos Barqueiros, onde hoje restam ainda passíveis de reutilização as divisões ocupadas pelos “grafitis” e onde abunda no chão ainda documentação da antiga empresa.

Tempo houve em que todas as famílias da zona tinham um ou outro familiar ligado na laboração do produto, porém hoje parece estar longe alguma solução para esta área que se limita a ser lentamente derrubada pelo esquecimento.








Etiquetas: , , , ,

terça-feira, 15 de julho de 2008

Passeio Nocturno 11-07-2008

Na passada sexta feira realizou-se o I Passeio Nocturno em moto 4 organizado pelo Moto Clube Ocidental.
Com as tardes quentes de verão nada melhor do que aproveitar uma agradável noite de verão para percorrermos os trilhos que tantas vezes fazemos no inverno durante as tardes de domingo.

































































Etiquetas: ,

Ribeira dos Moinhos - Moinho dos Vicentes












Etiquetas: , , ,

domingo, 13 de julho de 2008

Ponta do Albernaz - Freguesia de Ponta Delgada

Etiquetas: ,

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Tempo de repouso...

Porque já nos estão a interpelar acerca de novidades no blog, convém esclarecer que a "malta" em consequência da chegada do Verão, sobretudo com temperaturas que quase sobem aos 30º e com uma humidade que anda na casa dos 80, 90 e até em alguns dias os 100%, é natural que a predisposição para andar na Lama (que agora se torna em pó), a cortar mato e levantar paredes desce e é simplesmente substituída pela vontade de andar veraneando por aí!
Por isso, meus caros, o blog não fechou nem nada que se lhe parece, apenas estamos algo "adormecidos" neste período (mais quente) do ano.

Logo que a temperatura fique mais amena, voltaremos com o ritmo habitual.

Etiquetas: