__________ Click for Flores, Azores Forecast ___________ ____________________________________________________________________________________________

terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Aldeamento da Kaldeira, silenciosamente à espera de dias melhores…


Entre as Freguesias do Mosteiro e Fajânzinha, concelho das Lajes, na encosta sudoeste da ilha, fica este pequeno aldeamento chamado “Caldeira do Mosteiro”, talvez por se situar numa pequena depressão verdejante e soalheira, que se assemelha a mais uma lagoa (localmente denominadas muitas vezes de caldeiras). Se hoje os sinais de abandonos são evidentes, há décadas atrás várias famílias habitavam e “conduziam” a sua pecuária nesta zona.
Apesar da humidade e os ventos fortes de Inverno irem ao longo dos anos fazendo estragos consideráveis, é possível ver ainda em algumas destas casas janelas com vidros.
Á alguns anos atrás o Aldeamento da Cuada a algumas centenas de metros daqui, passava pelos mesmo abandono, acabando por ser brilhantemente recuperada. resta ao actuais proprietários do lugar da "Caldeira do Mosteiro" terem a sabedoria e vontade de fazer deste um excelente sitio para turismo rural por exemplo, pois todas as estruturas estão já aqui, com um pouco de trabalho de recuperação as potencialidades desta zona poderiam ser aproveitadas em vez do abandono que por ali prolifera e que acabará por destruir o que ainda resta.

Nota- ainda é possível percorrer o centro do aldeamento pois por ali passa um caminho pedestre devidamente assinalado, bem como outros caminhos de acesso aos terrenos circundantes.

Fotos: (duas fotos) o Aldeamento visto da estrada de acesso, sobranceira, de quem vem da freguesia do Mosteiro, á saida da Kanada/kaminho pedestre a vista que fica atrás de nós, e finalmente da estrada de acesso á Fajâ Grande quem sobe á direita, vislumbra-se o vale da Caldeira e bem ao fundo a Rocha dos Bordões.


Etiquetas: , , ,

1 Comentários:

Às segunda-feira, dezembro 25, 2006 6:42:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

" são evidentes, à décadas atrás "seria também sempre há e não à . LOL

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial