__________ Click for Flores, Azores Forecast ___________ ____________________________________________________________________________________________

domingo, 17 de dezembro de 2006

Alguém sabe onde fica o "Castelo" ? ou fonte de àgua termal na Caveira?


O Sr. José Costa numa das suas assíduas passagens pelo “Kanadas” deixou a seguinte mensagem:
“…algumas indicações sobre Kanadas e Kaminhos da Caveira... penso que ainda existe um que passa por baixo do "Castelo" e vai dar ao vale da Rib. da Cruz. Tb devem saber duma nascente termal que existe mesmo por baixo da falésia do vale. Era de muito difícil acesso, mesmo a pé…”
Infelizmente não conheço a existência desta, deixo aqui a foto para confirmação se o “Castelo” a que se refere será esta rocha na encosta norte da freguesia da Caveira (no interior do circulo).
Note-se no sopé da rocha um caminho que desce um pouco mais acabando tanto quanto é possível ver numa pequena terra de inhames. (pode confirmar isso na foto com a cascata).
Caso afirmativo posso é dizer-lhe que de momento já estão (não sei a autoria a quem pertence) abrindo caminho a partir do centro da freguesia e em direcção ao vale da Ribeira da Cruz, aqui fica também a foto do mesmo que ainda não segui além da zona onde termina o piso de pedra. (disseram-me. mas não tenho confirmação de que se trata de um caminho para alcançar as captações de agua da zona.)
Lembro-me à uns anos atrás uns amigos falarem de uma nascente de agua quente (recordo-me de dizerem que era pouco mais quente que a temperatura ambiente) mas o acesso seria subindo Através do vale da Ribeira,presumo, até perto da cascata que segue na foto.
Nessa cascata de acordo com um colega daqui do Blog existe um poço igualmente de acesso não muito fácil.
Caso por aqui passe alguém com mais informação acerca do assunto os comentários estão disponíveis e agradecemos sempre a informação extra.

Actualização:
Por uma questão de informação achei mais conveniente colocar aqui a informação que consta nos comentários acerca da questão formulada sobre a localização da fonte termal na Caveira, obrigado a quem interviu é sempre bom contar com o vosso apoio.

“Realmente o "Castelo" a que me referia é o que está evidenciado no circulo da foto, e o acesso a essa Kanada é depois do cimo da freguesia, após todas as casas ainda se anda um bocado até que aparece o Castelo. À direita poder-se-á ver o Vale e à esqerda a estrada regional que segue para a Lomba. O Caminho referido entra sobre a direita um pouco mais à frente, e será com certeza aquele sulco que se vê a atravessar o mato… Cumprimentos” - Posted by JOSE COSTA to Kanadas & Kaminhos at 12/17/2006 06:15:03 PM

“ Boas… em relação à "agua termal", fica mesmo acima daquela queda de agua que esta na foto…O seu acesso... pela ribeira da cruz, e de seguida pela ribeira seca... só se pode ir a pé… em cima da rocha onde tem aquela queda d´agua tem uma bela vista de uns bons metros de altura... Abraço.” - Posted by Paulo Castro to
Kanadas & Kaminhos at 12/17/2006 06:23:57 PM

Etiquetas: , ,

9 Comentários:

Às domingo, dezembro 17, 2006 6:15:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Realmente o "Castelo" a que me referia é o que está evidenciado no circulo da foto, e o acesso a essa Kanada é depois do cimo da freguesia, após todas as casas ainda se anda um bocado até que aparece o Castelo. À direita poder-se-á ver o Vale e à esqerda a estrada regional que segue para a Lomba. O Caminho referido entra sobre a direita um pouco mais à frente, e será concerteza aquele sulco que se vê a atravessar o mato. Quanto à nascente termal, terá pouco valor, é certo, mas sempre é mais uma das surpresas que a nossa ilha nos reserva. Junto das pessoas de Santa Cruz será mais fácil conseguir informações pois penso que esse vale era practicamente todo pertencente a agricultores de SC.
Cumprimentos

 
Às domingo, dezembro 17, 2006 6:23:00 da tarde , Blogger Paulo Castro disse...

Boas, o "Castelo" é aquela rocha que sinalizaste na foto, a qual tem um caminho mesmo por baixo, que nao é nada bom de se passar lá devido á agua que corre contantemente por ele abaixo..vai abrindo buracos, mas um dia podemos ir la so para ficar a ideia.
Em relacao á "agua termal" , fica mesmo acima daquela queda de agua que esta na foto, agua esta que de "quente" tem muito pouco..mas é assim que lhe chamam. O seu acesso no entanto nao é pelo Castelo, mas sim pela ribeira da cruz, e de seguida pela ribeira seca...á qual so se pode ir apé e neste momento o seu acesso deve ser dificil...porque creio que ja ninguem mantem o trilho em condicoes.
E`pena porque mesmo em cima da rocha onde tem aquela queda d´agua tem uma bela vista de uns bons metros de altura.
Se um dia quizerem ir la a pé...combinamos isso!
Abraço.

 
Às domingo, dezembro 17, 2006 10:59:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Boa Noite a todos, antes de avançar mais uma vez parabens pelas fotos...verifiquei a existencia das fotos do castelo da caveira quando mostrava o blog a mais umas pessoas amigas, foi mto agradavel.
Em relaçao ás fotos pouco ha a dizer, pois o meu primo jose e o paulo ja fizeram o favor de esclarecer a questao...
Pois acesso ao castelo é facil, depois de passar a igreja do lado direito é sempre a subir...passei diversas vezes nesse caminho, depois de subir um bocado tem la um largo, em que pode continuar pela direita que vai passar no caminho
que se ve por baixo do ''castelo'', esse caminho era lamacento mas nada que nao se fizesse, contudo ja la nao passo ha pelo menos 8 anos, terminava numa terra de pasto ( sandro pode parecer inhames mas acho que deve é ser ''cana roca''...ehehe).
Voltado ao largo, se nao quiserem continuar para a direita..podem continuar em frente...ai sim ja é kanada...mas pelo que vi ja passaram em sitios piores...essa kanada vai dar ao mato, á ''tapada dos feitos'' nao sei se está em condiçoes de la chegarem, meu irmao deve saber isso melhor que eu!
Bem amigos ja me tou a esticar no tamanho do post....Saudaçoes para todos um grande abraço para meu primo...e continuem com as fotos, quem esta fora aprecia mtoooo....
Boas Festas

 
Às segunda-feira, dezembro 18, 2006 11:00:00 da manhã , Blogger Sandro Soares disse...

Afinal entao estava certo, apesar de nao ter feito o kaminho calculei que devia ser este sim, realmente ao longe parece ihnames , mas nao me admiro de ser mesmo cana roca :) obrigado pelas informações antes de mais e ja agora david ja estive na entrada da canada mas como nao sabia onde ia parar voltei para tras. e uma das fotos que se pode ver ai é exactamente um caminho que estao a abrir calculo sobre essa kanada que passa por de baixo do castelo.
seja como for fica aqui esclarecido para quem estiver interessado. pessoalmene vou ver se la vou um dia destes. é so sperar pelo verão.
abraco a todos.

 
Às segunda-feira, dezembro 18, 2006 12:06:00 da tarde , Blogger Paulo disse...

Esse caminho de baixo faz-se bem. Até já la fui de pick-up, mas não tem saída.
O outro, que sobe e como diz o David vai dar ao mato, eu e o Nuno já fizemos um pouco dele praí á um ano. Na altura tivemos de voltar para trás porque fomos numa altura de chuvas e o piso de pedra estava muito escorregadio dificultando a subida. Temos que tentar novamente e com mais gente a ajudar será mais facil concluir o caminho.
As paisagens são muito boas.

 
Às segunda-feira, dezembro 18, 2006 2:00:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Boa Tarde,
Sandro,
a actualizaçao da informaçao que colocaste visivel esta agradavel para quem frequenta o blog contudo pode induzir em erro algumas pessoas, alguns dos posts que estao visiveis ( o meu por exemplo) nao fala da localizaçao da fonte termal...porque até nem sei a sua localizaçao...eheh...mas sei, e como disse o paulo que o acesso é pela ribeira da cruz, pelo caminho ao pe do estaleiro da tecnovia...conheço uma pessoa que la foi...o acesso parece nao ser mto facil e depois a agua tb nao é mto quente...ehehe...
O meu post apenas referia o caminho do castelo e a kanada que vai dar ao mato..a ultima foto, se nao estou em erro é do tal caminho que atravessa por baixo do castelo...(depois do largo a direita) penso eu de que...
Saudaçoes....

 
Às segunda-feira, dezembro 18, 2006 4:02:00 da tarde , Blogger Sandro Soares disse...

isto aqui é uma democracia eheheh porque tu pediste eu retirei a tua parte que estava no post, realmente nao tinhas indicaçoes sobre a fonte, mas tinhas sobre kanadas, que no fundo é o assunto principal deste blog, seja como for a teu pedido esta retirado.
:)
abraco

 
Às segunda-feira, dezembro 18, 2006 4:07:00 da tarde , Blogger Sandro Soares disse...

O vale da ribeira da cruz era dos mais fixes da ilha, infelizmente nos ultimos tempos parece que tudo vai dar lá é lixo escavações britadeiras enfim, o preço da civiizaçao em breve deixo masi fotos onde se possa ver a destriçao. é triste.

 
Às segunda-feira, dezembro 18, 2006 5:52:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Bem infelizmente acho que tens razao, do miradouro da ribeira da cruz que vai pelo mato a caminho da faja, via se tudo verde, mtas arvores, e via se a estrada aqui e ali, a ponte mal se via, agora, e com aquele estaleiro..a coisa de la de cima deve estar diferente... dizia se que de la conseguia se distinguir 7 tons de verde, eu acho que ainda existem mais de 7...num dia de sol mto facil de identificar...
mais uma vez saudaçoes!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial