__________ Click for Flores, Azores Forecast ___________ ____________________________________________________________________________________________

quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Aldeamento da Kaldeira, silenciosamente à espera de dias melhores… II

Ainda a Propósito do Lugar da Caldeira, não sei bem porquê… talvez seja pela quietude e pela temperatura amena que por norma se faz sentir, talvez seja pelo seu aspecto singular de abandono… por isso tudo não podia deixar de colocar aqui mais algumas fotos, mais pormenorizadas deste lugar…

Bem no meio do caminho principal que atravessa o antigo aldeamento ...
A maior casa, uma residencia de dois pisos que ainda ostenta vidros nas janelas...

Outras infelizmente já perderam o tecto...
Porém os excelentes entalhes manufacturados em pedra continuam lá ...
















... E o facto é que sempre que por lá passo descubro algo de novo, desta vez foi um pequeno chafariz de pedra, escondido por detrás de um denso manto de “cana roca”, que apesar de já não ter água corrente, ainda se encontra em excelentes condições (reparem o pormenor da cobertura de azulejo ainda intacta) ou o pormenor da pedra em forma de assento para descanso dos que esperavam pelo encher das antigas bilhas feitas em madeira de Cedro.

Foi necessário desbastar a vegetação por forma a conseguir ver esta pequena maravilha escondida...



















Prometo que um dia destes volto com mais fotos, se ninguém se importar...

Etiquetas: , ,

9 Comentários:

Às quarta-feira, janeiro 17, 2007 7:55:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

olá

 
Às quinta-feira, janeiro 18, 2007 10:09:00 da manhã , Blogger Sandro Soares disse...

olá

 
Às quinta-feira, janeiro 18, 2007 10:37:00 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Sou das Lajes e vivo fora da nossa terra à 32 anos mas tenho este meu berço no coração. É a primeira vez que escrevo e estou muito contente em saber que a juventude das Flores entreçou-se na descoberta de caminhos antigos o que no futuro poderá ser uma porta aberta para o turismo, mas tem de haver entresses das juntas de Freguesias e Camaras Municipais na limpezas das canadas e caminhos. Este chafariz fica no Mosteiro, será que tem a data do ano em que foi feito.

 
Às quinta-feira, janeiro 18, 2007 12:40:00 da tarde , Blogger Sandro Soares disse...

Bem vindo rui, ainda bem que gosta do projecto do blog, pois é sempre um prazer levar mais longe este pedacinho de terra, ainda que seja apenas em foto, creio que sempre da para matar saudades.
quanto á responsabilidade da manutençao das canadas acho qeu passa um pouquinho por todos nos, é verdade que as juntas e camaras sao as responsaveis publicas, mas nos como utilizadores tambem podemos dar uma ajuda, especialmente aqueles que percorrem sobretudo com gado estes caminhos, pois a passagem do gado deteriora muito a qualidade destes, ja para nao falar nas paredes colocadas no chao que encontramos inumeras vezes, seria bom ver estes utilizadores despertos para a importancia destas passagens, claro que muitos caminhos por vezes ja estao fechados de vegetaçao e seria bom comecar a cuidalos e desbrava-los, porem os politicos teem sempre outras prioridades e o dinheiro acaba nao dando para tudo creio eu.
finalmente quanto ao chafariz, nao creio que tenha data de construçao mas prometo que quando la voltar tentarei encontrar, porem posso adiantar que pelo trabalho em pedra, ve-se que nao pode ser muito recente, no entanto esta forrado a azulejo rosa, o que tambem pode ter sido feito mais recentemente. posso adiantar é que existem outras fontes de agua,mas nao creio que tenham data, no entanto como disse quando la voltar terei o cuidado de procurar. caro rui volte sempre é um prazer te-lo por cá e passe a palavra sobre a existencia do blog, pois a unica recompensa que temos é realmente o vosso reconhecimento. obrigada e abraços

 
Às sexta-feira, janeiro 19, 2007 8:38:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Conheço bem o chafariz, já lá bebi água muitas vezes e era também dali que se levava a água nas matanças para lavar os porcos e cozinhar. Conheci muitas daquelas casas habitadas como já referi noutra ocasião. A cana roca é bonita mas é um infestante terrível, como referiste, e bem, valia a pena desbravar os caminhos velhos e deixá-los minimamente transitáveis. Ainda há muita gente que possui prédios cultiváveis na Caldeira do Mosteiro, no entanto passaram a utilizar a estrada que passa logo ao lado e portanto depois que a aldeia ficou devoluta nunca mais utilizaram esses caminhos. O que é pena. Continuo a visitar o site todos os dias e vocês continuam de parabens pelos resultados obtidos. Há no Mosteiro um sítio paradisiaco onde decerto se poderá fazer boas fotos e que me lembrei de vos indicar. Não dá para ir de moto mas concerteza irão gostar. Trata-se de uma passagem, numa queda de água, em que conseguimos atravessar a ribeira passando por detrás da cascata. Fica na Ribeira do Mosteiro, um pouco para cima da freguesia, mas o lugar melhor de entrar será naquela curva apertada que tem a seguir á entrada do ramal do Most. Havia um atalho que descia ligeiramente para a ribeira a montante da cascata, depois de atravessar a ribeira seguido um pouco mais para a direita deparamo-nos com alguns socalcos que a acompanham. Será num desses que se consegue encontrar a passagem. Eventualmente a morfologia do terreno já está alterada, no entanto vale a pena tentar. Estou á disposição para mais esclarecementos. Um abraço

 
Às sexta-feira, janeiro 19, 2007 9:06:00 da tarde , Blogger Sandro Soares disse...

jose a sua presença é sempre bem vinda, ja estava estranhando de nunca mais ter dito nada, realmente quanto á caldeira e como refiro no post é um sitio excelente e sempre que por la passo, não deixe de parar para respirar o ar e claro dar ao dedo na maquina fotografica, claro que nunca tenho pressa de ver tudo, tem sido muito gratificante ir descobrindo devagar, nao so a caldeira mas até todas as restantes passagens, infelizmente o tempo nao tem estado muito agradavel e andamos ( o grupo das moto 4) a investigar uns traçados novos dos quais ainda nao foi possivel trazer fotos, temos um membro que tem insistido bastante para fazer mos o lagedo mosteiro pelo caminho de cima, ams dado ser inverno, nao sei ainda quando vamos avançar, de qualquer forma prometo que vou dar um salto a essa cascata, que graças as suas precisas informaçoes tenho certeza vamos encontrar. um abraço e prazer em ve-lo de novo por aqui.

 
Às sábado, janeiro 20, 2007 1:27:00 da manhã , Blogger Paulo disse...

A cascata referida será aquela que já aqui foi mostrada num post do mês de Novembro intitulado "Algumas fotos da kanada do Mosteiro"?

 
Às sábado, janeiro 20, 2007 11:47:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Amigo Paulo, será que posso chamar-te assim, Fui pesquisar as fotos de Novembro. A ribeira parece-se ser a mesma, no entanto a cascata é outra. A que refiro fica a juzante da Estrada Regional. Para melhor indicação: Do lado esq. da Ribeira, havia uma moinho de água antigo, que já não trabalha há alguns anos. Não confundir com o moinho que existe ao pé das casas. Este fica bastante para cima. Do sitio onde havia uma captação de água por baixo do cabeço do sinal. vê-se a referida cascata e também dá acesso.

 
Às domingo, janeiro 21, 2007 2:43:00 da manhã , Blogger Paulo disse...

Claro que me pode chamar assim :)
Não estou a ver onde fica esse moinho, mas vamos investigar e mais tarde colocaremos fotos de mais esse belo lugar da nossa ilha.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial