__________ Click for Flores, Azores Forecast ___________ ____________________________________________________________________________________________

quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Pedra sobre Pedra...


Apesar de já haver falado aqui acerca dos típicos palheiros em pedra, definitivamente as casas em pedra são verdadeiras sobreviventes, um legado do tempo em que os materiais como o cimento e outros não estavam ao alcance deste pedaço de terra mais ocidental da Europa. Em sua substituição eram construídas habitações em pedra unida a barro e cal, pelos excelentes artesãos desses tempos que trabalhavam o entalhe da pedra por força do suor, fabricando verdadeiras obras de arte de construção, que ainda hoje se encontram espalhados um pouco por toda a ilha. Ultimamente tem havido um despertar por este tipo de construção rústica, o que tem levado à recuperação de alguns imóveis, mantendo a sua traça típica. Muitos são também os exemplos de pedra trabalhada em casas, palheiros, moinhos e até em lugares pouco comuns como entradas de terras, quintas e quintais. Sem menosprezar nenhuma outra freguesia, mas o facto é que, o vale da fajâzinha e fajã é um lugar prodigioso para encontrar inúmeras construções em pedra, sendo extremamente comum encontrar ás entradas das quintas entalhes em pedra, onde muitas vezes o portão em madeira já nem existe, abrindo as portas a fotos caricatas. Estas fotos, ás quais irei juntando outras semelhantes conforme for descobrindo novas “obras”, são uma humilde dedicatória ao trabalho e dedicação de homens idos que muitas vezes construíam a sua habitação à força dos braços, e pela forma muitas vezes apurada com que trabalhavam a pedra.


Todas estas construções estão na Freguesia da Fajâzinha

Etiquetas: , ,

3 Comentários:

Às quarta-feira, janeiro 24, 2007 7:36:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Um verdadeiro património estes palheiro e espero que nunca se destruia, faz lembrar estes palheiros quando eu era criança onde se arrumava a rama do milho e era uma alegria andar aos pulos, e no inverno ia-se buscar as vacas para o palheiro.

 
Às quinta-feira, janeiro 25, 2007 2:12:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Pois, já não há arquitectos como os de antigamente...

 
Às quinta-feira, janeiro 25, 2007 2:15:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Parabens pelo blog, pelas fotos, pela espectacular publicitação da ilha, com tudo o que tem de belo e natural.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial