__________ Click for Flores, Azores Forecast ___________ ____________________________________________________________________________________________

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Curiosidades...

O cedro-do-mato é uma espécie protegida pela Convenção de Berna e pela Directiva Habitats da União Europeia, sendo ilegal o seu abate e o tráfico da sua madeira sem um certificado de proveniência atestando que não foi obtida em contravenção das regras daquela Convenção.
Dada a sua resistência à abrasão e leveza, o cedro era a madeira de preferência para a confecção das "galochas", o típico calçado de madeira e tecido dos Açores (provavelmente de origem flamenga), ainda comum na primeira metade do século XX. Pequenas rodelas ou cubos de madeira de cedro eram colocadas entre as roupas guardadas, para afugentar as traças (os seus óleos essenciais são insecticidas) e manter as roupas com um odor agradável mesmo na humidade tipicamente prevalecente nas casas tradicionais açorianas.
Aqui na Ilha era feita uma grande variedade de utensílios a partir da madeira de cedro-do-mato, nomeadamente baldes e outros objectos para manuseio e transporte de líquidos, cabos para vários utensílios, instrumentos de cordas etc.

Etiquetas:

3 Comentários:

Às quinta-feira, fevereiro 22, 2007 11:00:00 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

teste

 
Às quinta-feira, fevereiro 22, 2007 2:12:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Tambem se usava o cedro do mato no barcos de pesca no interior, e até cheguei a ir buscar para cima da caldeira Funda para mandar, para a Graciosa.

 
Às quinta-feira, fevereiro 22, 2007 5:33:00 da tarde , Blogger Sandro Soares disse...

pormenor interessante esse da exportação, desse não sabia, mas vivendo e aprendendo...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial