__________ Click for Flores, Azores Forecast ___________ ____________________________________________________________________________________________

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Ribeira do Moinho (Freguesia de Ponta Delgada)

A Ribeira do Moinho é paralelamente á Ribeira Grande, um dos maiores caudais da ilha, abastecida por duas nascentes, uma no Pico da Burrinha e outra (a principal) no próprio Morro Alto. (pico mais alto da Ilha) Percorrendo uma distância que vai praticamente do planalto central da Ilha em direcção a Norte, estas nascentes passam pela zona das Ladeiras onde se juntam num só caudal acabando por seguir em direcção do mar a oeste da Freguesia de Ponta Delgada.
Tal como outras na Ilha também a Ribeira do Moinho (nem sei porque o nome é singular quando na realidade) albergava junto á Freguesia três moinhos de água.
São propriedades destruídas pelas cheias de 9 de Junho de 1995 (as mesmas que destruíram pontes e caudais como o da Ribeira Grande entre outras) que devido não só á força, mas sobretudo á altura que a corrente atingiu ficaram “decapitadas” , tal como a sua habilidade (já decadente) de fornecer Ponta Delgada (e outras freguesias certamente) de farinha de milho.
Para além de se perder os edifícios enquanto propriedade privada, perdeu-se também (bem mais importante) todo o património cultural que tanto se devia proteger ( e recuperar, sobretudo numa Ilha e Arquipélago que pretende impor-se como destino turístico) e que infelizmente (sobretudo no concelho de Santa Cruz) pouco ou nada se faz.
Para que ninguém me chame de injusto e para quem tiver dúvidas acerca do outro concelho tenha a decência de olhar para o “Moinho dos Reis” ou o “Moinho da Brisita”, ambos na Ribeira Funda e ambos propriedade privada mas devidamente restaurada e que prometo um dia aqui mostrar.
Quanto á Ribeira do Moinho, aqui ficam as fotos do longo curso de água e das suas inúmeras cascatas e poços.


Um grande plano da zona das Ladeiras...
O poço ao lado da ponte...


Os três antigos moinhos de água, a jusante da ponte, o moinho da familia Vicente(de todos o mais intacto, ainda com as mós ao lado)...
...o moinho da familia Sales...
...e o moinho da familia Rego, mas conhecido pelo nome "Moinho do Estrela."



Mesmo á beira da ribeira no velho caminho que a atravessa, desta não deu para passar, estava demasiada corrente, quem sabe no Verão...


A perspectiva do outro lado...


Um verdadeiro "Grand Canyon", garanto que a altura e dimensão é impressionante, apesar do antigo poço ter perdido a antiga configuração em consequência das cheias...

Etiquetas: , , ,

4 Comentários:

Às quinta-feira, fevereiro 22, 2007 5:37:00 da tarde , Blogger Paulo disse...

Mais um excelente post, sempre com belas imagens.

 
Às sábado, fevereiro 24, 2007 9:12:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

O Norte também tem os seus encantos. Um dos moinhos realmente era conhecido por "moinho do Estrela", embora seja alcunha, pois a família é de nome REGO.

Keep up the good work!

JA

 
Às domingo, fevereiro 25, 2007 12:08:00 da tarde , Blogger Sandro Soares disse...

Muito Obrigado pelo informação caro JA.
optei por manter esse nome pois o era esse o nome que efectivamente era conhecido, vou alterar no entanto o comentário a foto para a forma mais correcta.
Infelizmente nao temos ido mais para o lado norta, pois ai nao temos "guia". tem sido um pouco mais facil explorar o outro lado da ilha, mas garanto que com a chegada do verão e dias maiores voltaremos lá!
Agradecia era que substitui-se em futuros comentarios o anónimato, pois já deu muito que falar por aqui e gostamos de conhecer os nossos visitantes pelo nome.
obrigado pela visita e volte sempre a este vossa casa.

 
Às domingo, fevereiro 25, 2007 4:52:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Eu sou do Sul, e gostei de ver esta linda Paisagem que eu desconhecia mas um dia que volte à nossa terra quero ir a este lindo lugar.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial