__________ Click for Flores, Azores Forecast ___________ ____________________________________________________________________________________________

quarta-feira, 21 de março de 2007

Curiosidades...


A propósito do dia Mundial da Árvore...
Falando de plantas invasoras...

Incenso, é o nome comum da espécie Pittosporum undulatum Vent., um mesofanerófito invasor em muitas zonas temperadas húmidas.

Características
O incenso é uma árvore que atinge até 10 m de altura, e ocasionalmente os 12 a 15 m em locais úmidos e abrigados do vento. O tronco tem casca cinzenta, tendo forma irregular, com forte nodosidade na zona de inserção dos ramos e imediatamente abaixo desta.
A copa é piramidal, formando uma canópia com 3 a 5 m de diâmetro.
As folhas são perenes, ovado-lanceoladas, agudas, de margem ondulada (o que dá o nome à espécie). As folhas quando esmagadas produzem um odor pungente.
As flores agrupam-se em cimos, com pétalas brancas, lanceoladas. As flores emitem durante a noite e madrugada um cheiro suave mas intenso, que pode ser facilmente percebido a centenas de metros da árvore.
Os frutos são cápsulas obovóides, glabras, bivalves, que de verde glauca passam a cor de laranja intenso quando maduros. Os frutos são resinosos, possuindo um forte odor.
A floração ocorre entre nos primeiros meses da Primavera e a frutificação entre no início do verão. No início do Outono os frutos abrem espontaneamente libertando as sementes. Uma árvore adulta de grande porte chega a produzir até 37.500 sementes.


Cana-do-reino (cana do reino, cana ou Arundo donax) é uma alta planta perene, nativa das águas frescas do Mediterrâneo.
Cresce por volta dos 4m a 6m, raramente passando dos 10m, com ramos ocos de 2cm a 3cm de diâmetro. As folhas variam entre os 30cm a 60cm de comprimento e entre 2cm a 6cm de largura, de tonalidade verde-acizentado, cujas bases apresentam tufos.
Sua flor brota no verão tardio, nas seções elevadas da planta, com 40cm a 60cm de comprimento, e cujas sementes raramente são férteis. Por outro lado, essa planta reproduz-se por meio de rizomas subterrâneos. Os rizomas são rijos e fibrosos, aparentando nós, a dispersando-se pelo solo a até 1m de profundidade, compondo uma rígida base à cana-do-reino. Acredita-se que seja uma evolução a adequar-se às enchentes freqüentes das regiões onde cresce, as quais poderiam enfraquecer e arrancar a planta.
Sua alta taxa de crescimento (5cm por dia na primavera) requer grandes quantidades d´água, disputando cada centímetro de solo com outras espécies vegetais locais.

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial