__________ Click for Flores, Azores Forecast ___________ ____________________________________________________________________________________________

sábado, 5 de maio de 2007

Parque de Lazer da Alagoa - Casa da Vigia

Na depressão entre a Fazenda de Santa Cruz e os Cedros, virada ao nascente, a Alagoa (como é agora conhecida) ou simplesmente Lagoa (como é identificada em mapas mais antigos), foi em tempos uma zona privilegiada para o cultivo de cereais e árvores de fruta, progressivamente abandonada após os surtos de emigração que levaram da ilha grande parte da sua população empreendedora, esta a ser mais recentemente redescoberta graças ao clima ameno do vale, que com a acessibilidade melhorada a dotou de um parque de lazer junto á foz da Ribeira do Cascalho (principal corrente de água a abastecer a zona).
Alguns dos propriétarios de terrenos e palheiros, ou até mesmo casas, nesta zona já começam a despertar para a recuperação dos mesmos, podendo já encontrar-se várias edificações no Vale da Alagoa.
Sobranceiro ao mar o parque acolhe (ainda que não tenha condições para tal) muitos campistas durante a época de Verão.

Agradece-se quem disponha de informação acerca do nome do parque ou pelo menos da casa que dá apoio ao parque se chamar Casa da Vigia.


Logo após a entrada na Kanada de acesso ao parque com os ilhéus ao fundo.
A "garganta" onde corre, já perto da foz, a Ribeira do Cascalho.
Acasa da Vigia propriamente dita, e que hoje está transformada em WC's e quarto de arrumos.
A vista do Vale da Alagoa
A "velha" ponte de pedra que atravessa a Ribeira do Cascalho, com os seu arco em pedra, já invadido parcialmente por vegetação.


Onde o Caminho de asfalto termina e onde a descida para a kanada começa, pela encosta fora ja aprecem umas quantas pequenas habitações.


Etiquetas: , , , , ,

2 Comentários:

Às quinta-feira, maio 10, 2007 11:10:00 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Esta ùltima foto faz lembrar aqui na ilha Terceira na zona da Serretinha onde se entra para o Porto Judeu na lugar da Ladeira Grande.

 
Às quinta-feira, maio 17, 2007 12:56:00 da manhã , Blogger Paulo disse...

Se fores fazer um churrasco nesse parque é melhor levares a lenha de casa, caso contrário, ainda podes ser acusado de roubar a que lá está á disposição...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial