__________ Click for Flores, Azores Forecast ___________ ____________________________________________________________________________________________

quinta-feira, 31 de maio de 2007

Relevos...

Pastagens na freguesia da Fajãzinha...

Etiquetas: , , ,

17 Comentários:

Às sexta-feira, junho 01, 2007 9:45:00 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Olá "Kanadas",
Esta "pastagem" como lhe chamam, não é uma simples pastagem, mas sim as ruínas de uma antiga fortificação.
Lúcia.

 
Às sexta-feira, junho 01, 2007 10:24:00 da manhã , Blogger Sandro Soares disse...

olá Lucia, por acaso tem mais informação acerca disso? seria interessante fazer um post com essa informação.
obrigada.

 
Às sexta-feira, junho 01, 2007 12:49:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Não tenho, mas estive de férias por aí, vi essa fortificação e julgo que deverá haver aí alguém que saiba sobre isso. A Fajã e a Fajazinha foram das primeiras povoações dessa ilha, por isso deve haver alguém que saiba. Basta ver o formato em anel, cada um mais apertado que o anterior para se perceber que eram muralhas de defesa, e situa-se frente a uma entrada de mar,o que depreende um posto de vigilância, certo?
De qualquer forma vou tentar saber alguma coisa sobre isso. Cumprimentos, Lúcia.

 
Às sábado, junho 02, 2007 7:48:00 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Era com certeza a velha fortificação dos inhames. Produto muito desejado pelos piratas dos séculos passados... :)

 
Às sábado, junho 02, 2007 1:32:00 da tarde , Blogger Sandro Soares disse...

Cara Lúcia não creio que a sua argumentação seja a mais correcta neste caso (talvez tenha sido induzida em erro pelas "muralhas" em pedra e pelo facto de em lugares semelhantes efectivamente se possam tratar de antigas fortificações).
em principio (pelo que conheço do terreno em questão) nao estou a ver propriamente a necessidade destas em tal local, e gostaria já agora de salientar que a agricultura em sistema de socalcos sempre foi largamente utilizada por toda a ilha, especialmente para a cultura de cereais, pois evita entre outras erosões o deslocamento de solos face á enclinação original dos terrenos.
pese embora claro o facto de estarmos apenas a opinar, irei logo que possivel aprofundar a questão com residentes na freguesia.
cumprimentos

 
Às segunda-feira, junho 04, 2007 9:42:00 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Como queiram, mas julgo que este é um espaço público aberto a todos e da mesma forma que assinei o meu nome, também gostaria de ver o nome daqueles que comentam e colocam post's neste blog. Gostaria ainda de sugerir, caro Sandro, que junto da população local não irá encontrar a informação pretendida.Bem-hajam. Lúcia.

 
Às segunda-feira, junho 04, 2007 10:00:00 da manhã , Blogger Sandro Soares disse...

Este é, sempre foi e sempre será um espaço aberto a todos.
realmente tenho pena tal como voce que alguns dos nossos visitantes não se identifiquem, mas enfim acho que todos os blogues sofrem desse mal menor, desde que não sejam ultrapssados alguns paramêtros do respeito ( sobretudo porque não depende de mim) lá vamos mantendo os mesmos, mas cara Lúcia, mantenha presente que estes só tem a importância que lhes damos. quanto ao real assunto que você sugeriu, efectivamente não sei se a população local o saberá ou não , a mim apenas me compete inquirir na medida do que me for possivél. resta-me apenas agradecer a sua participação neste espaço, esperando que volte sempre.
obrigada

 
Às segunda-feira, junho 04, 2007 6:29:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

A "população" local poderá não ter a inteligência da D. Lúcia, mas pelo menos sabedoria tem para lhe dar. Aqueles terrenos nunca foram fortificação nenhuma. Foi um monte transformado em "belgas" para reduzir a inclinação.
Jacinto

 
Às sexta-feira, junho 08, 2007 3:40:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Caros Senhores,
Agradeço antes de mais o elogio do Senhor Jacinto e aproveito para desejar a todos um bom fim de semana. Disponho de alguma informação pertinente que julgo ser do Vosso interesse. Se houver um gestor de blog que queira enviar um endereço de e-mail para eu enviar material. Obrigada a todos, bem-hajam. Lúcia.

 
Às sexta-feira, junho 08, 2007 7:20:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Ainda bem que gostou.
Com a sabedoria do bom povo do campo das Flores, posso lhe sugerir que dê uma vista de olhos na coluna direita do blog, que lá encontrará o endereço que tanto procura.
Um óptimo fim de semana para todos.
Jacinto

 
Às sábado, junho 09, 2007 2:45:00 da tarde , Blogger Sandro Soares disse...

Caro jacinto, prazer em tê-lo por cá, gostei de "aprender" mais uma novo termo que não sei se será tipicamente florentino, mas que registo com agrado - "Belgas"
Quanto á sra. Lúcia, informo que todos somos administradores aqui neste espaço, de qualquer forma como fundador e responsável pela manutenção do espaço disponibilizei, como já foi referido, na coluna á direita o meu próprio endereço de Email, para onde pode enviar toda a informação que achar pertinente para esclarecer esta salutar discussão.
ao dispõr, abraços de ocidente, Sandro

 
Às sexta-feira, junho 15, 2007 8:26:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
Às segunda-feira, junho 18, 2007 2:03:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Olá Senhor Anónimo, tenha um bom dia!!!!
Quais provas??? Estamos em Tribunal?!!!!!!!!
Bem - hajam. um Bom dia a todos. Lúcia.

 
Às segunda-feira, junho 18, 2007 5:59:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
Às segunda-feira, junho 18, 2007 8:28:00 da tarde , Blogger Sandro Soares disse...

olá a todos...
antes de mais aqui vivemos em respeito por todos, e todos temos direito a opinar, adiante, certamente este anónimo, que terá postado o seu texto depois de ler todos os comentários, igualmente saberá que o email de contacto esta na barra lateral direita do nosso "Kanadas".
quanto á informação ser pertinente ou não , envie-nos o texto, devidamente assinada, repito, devidamente assinado e identificado e certamente caso seja "pertinente" como o classifica, será efectivamente publicado.
abraços florentinos a todos!
P.S.- neste espaço todos os autores registados são administradores sem qualquer diferenciação entre si!

 
Às sábado, junho 23, 2007 2:38:00 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

se permitem,deixo uma pequena sugestão,as vossas fotog,são óptimas,mas quando quiserem comentar, perguntem aos autoctenos,indigenas,,.

 
Às quarta-feira, julho 25, 2007 4:42:00 da tarde , Blogger Luís Henriques disse...

Olá a todos. Tanto quanto sei, as "belgas" do sr. José Baldes nunca foram fortificações algumas. Digo isto porque desde criança que as corri de ponata a ponta (na altura tb achava que seiam um forte) e nunca me lembro de ter encontrado qualquer indício de ter sido um forte.
Historicamente, houve um fortim na costa da Fajãzinha, o Fortim de Nossa Senhora dos Remédios, mas isso foi nos primeiros tempos do povoamento e esses já la vão. O mesmo situava-se na foz da Ribeira Grande (mais a norte desta foto), aí sim um sítio vulnerável ao desembarque. Seria pois mais lógico haver necessidade de fortificar um curso de água doce, numa zona plana, onde os navios poderiam fazer a "aguada", do que um sítio íngreme junto a uma falésia sem qualquer valor logístico.
Mas... esta é apenas a minha opinião

Greetings,
Luís Henriques

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial