__________ Click for Flores, Azores Forecast ___________ ____________________________________________________________________________________________

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Curiosidades...

"...O Farol de ALBERNAZ, situado na Ilha das Flores em Açores, é o único existente que ainda funciona a geradores, dos cinqüenta e um existentes em Portugal... Situado na costa norte da ilha ocidental do arquipélago açoriano, o Farol de ALBERNAZ começou a funcionar a 28 de janeiro de 1925... O Farol de ALBERNAZ foi construído num parcela de terreno de pastagem pertencente a João Lourenço e adquirido por expropriação amigável pela quantia de 3.500 escudos.
Começou a funcionar a 28 de janeiro de 1925, na costa norte da Ilha das Flores.
O edifício consta de uma torre circular de alvenaria , branca, com anexos de um só pavimento, para habitação de faroleiros e deposito de material.
A torre mede 9,5 metros de altura, desde o terreno até à aresta superior da cornija. O plano focal da luz fica a 12,5 metros acima do solo.
O alcance luminoso, em transparência atmosférica, foi, de início, de 28 milhas. É visível de 25 a 258 graus pelo sul do Corvo, onde é interceptado por esta ilha, num setor de 10 graus, de 204 a 214 graus.
Substituída a primeira fonte luminosa pelo sistema de incandescência pelo vapor de petróleo em 1938, o alcance luminoso ver-se-ia aumentado para 33 milhas.
Eletrificado pela montagem de grupos eletrogênios no ano 1956, passou a utilizar uma lâmpada de incandescência de 3.000 watts, que novamente lhe proporcionou maior alcance.
O Farol de ALBERNAZ ocupa um área de 143 km2..."


in http://vhalbernaz.sites.uol.com.br/page4.html

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial