__________ Click for Flores, Azores Forecast ___________ ____________________________________________________________________________________________

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Ermida de Nossa Sra. das Flores...

Esta pequena Ermida de N. Sra. das Flores, (por muitos conhecida como a capelinha do mato) situa-se na zona do Rochão do Junco (planalto central da ilha), mesmo ali ao lado da estrada regional que atravessa a ilha, facilmente vista por quem se desloca no percurso Santa Cruz - Fajã Grande ou inverso
Foi edificada afim de um melhor serviço religioso aquando das celebrações em honra de N. Sra. das Flores, que no passado muita gente ali reuniu, vindos de toda a ilha.
Era prática daqueles tempos juntar á componente religiosa da Festa, uma faceta lúdica, normalmente composta de corridas de cavalos e outros jogos que se prolongavam pelo decorrer do dia.
A pequena Ermida assistiu também a muitas outras cerimónias pois chegaram mesmo a ser celebrados casamentos neste local.
Agradecíamos se alguém houvesse que disponibiliza-se fotos deste evento no passado para serem aqui mostradas.
Infelizmente hoje em dia, a festa de N. Sra. das Flores não passa de uma memória recordada por alguém mais idoso num banco de praça, hoje tudo isso foi perdido, apesar do recente esforço levado a cabo pelo agrupamento de escuteiros 691, em reavivar a festa, esta praticamente não tem passado apenas da Missa, por culpa é claro da falta da presença das “gentes”.
Uma das particularidades deste “Capelinha” é a nascente que brota na zona e onde ainda hoje muitos param para se refrescar ou mesmo para a transportar para casa em garrafas, note-se que o acesso á pequena nascente foi melhorado, o que se por um lado foi uma ideia interessante, facilitando o acesso, bem se podia ter dado uma forma mais agradável e melhor enquadrada do que um simples corredor em cimento.

Infelizmente de pouca ou nenhuma informação disponho de quando ou quem foi responsável pela sua construção ou mesmo das festas em si. Senos quiserem contactar disponibilizando mais informação, ficamos a aguardar contactos.






Etiquetas: , , ,

11 Comentários:

Às segunda-feira, agosto 13, 2007 12:25:00 da manhã , Blogger Diamond disse...

Finalmente deram um jeito nisso ai... Passou um inverno difícil... Boas fotos

 
Às segunda-feira, agosto 13, 2007 12:29:00 da manhã , Blogger Diamond disse...

Se queres mais informações sobre a Ermida contacta o Sr Renato Moura se não estou enganado foi alguém da família dele que mandou construir.

 
Às segunda-feira, agosto 13, 2007 2:48:00 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
Às segunda-feira, agosto 13, 2007 4:12:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

está bem enganado que não foi ninguem da familia do renato moura que mandou construir esta irmida, eu sou das lajes e sei quem foram os socios nos anos 60 que tomarão a inciativa da construção da irmida e sei qual foi a companhia que estava na época nas flores que a construio e eu não sou inteligente.

 
Às segunda-feira, agosto 13, 2007 7:20:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
Às terça-feira, agosto 14, 2007 2:17:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

como não sou intelegente pelo menos vou dizer qaul foi a companhia,augusto santos que tambem fez as casas para os franceses morarem,e um dos menbros da irmida já falecido tinha uma loja à praça e mais não digo .

 
Às sexta-feira, agosto 17, 2007 1:12:00 da tarde , Blogger Sandro Soares disse...

Meus amigos,
ponto 1 - já avisei várias vezes que por uma questão de princípios não seriam aqui tolerados comentários anónimos, se e quando são tolerados é porque aqui trazem alguma informação passível de ser aceite e se restringem a isso mesmo.

ponto 2 - o facto de ser incentivada e participação dos nossos visitantes, bem como a salutar troca de opiniões, não implica que seja permitida a utilização de linguagem ofensiva ou abusiva.

Ponto 3 - qualquer comentário que entre em choque com qualquer ou todas estas regras será terminantemente eliminado.

Agora quanto ao "Post" gostaria de dizer o seguinte:
Caro Diamantino realmente o Falecido Sr Roque Moura (pai do Sr. Renato) tanto quanto sei terá estada responsável pela festa e pelo estado de conservação da capelinha em si durante algum tempo. (mas logo que tenha oportunidade tentarei obter essa informação).
Quanto aos nossos visitantes anónimos, primeira agradecia que se identificassem, porque claro está falar é fácil, assinar o que se diz é que é um pouquinho mais difícil. Em relação á firma Augusto dos Santos, embora não seja minha contemporânea já dela ouvi falar, pois foi responsável por vários edifícios (entre os quais se não me engano terá sido pelo menos parte das nossas estradas, as primeiras casas da antiga "estação de telemedidas", e creio que ainda do nosso aeroporto)
portanto é perfeitamente aceitável que tenha sido também esta a construir a Ermida.
Porém como não está o comentário assinado, não é por isso também passível de ser considerado fidedigno.
Quanto ao Sr. que foi referido como “tendo uma loja á Praça” não faço ideia que loja ou que praça, o que tenho praticamente certeza é que não seria “Sócio” mas provavelmente “irmão”.

Saudações!

 
Às sexta-feira, agosto 17, 2007 1:17:00 da tarde , Blogger Sandro Soares disse...

P.S.- Antes que me esqueça, aqui ninguém é "obrigado a dizer mais", cada um (em pleno respeito) so diz o que quer, porém seria muito agradável que se identifica-se e complementa-se com a restante informação para que todos ficassemos a saber um pouco mais sobre uma ilha que é sua e nossa também.

 
Às sexta-feira, agosto 17, 2007 5:54:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

última hora. todos os procesos feitos contra o meu amigo joão lourenço foram arquivados por falta de provas, homem sério que sempre foi .

 
Às segunda-feira, agosto 20, 2007 1:19:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Este blog está interessante....Cada vez estão mais pseudomoralistas...Mas basta olhar para as atitudes para como os outros para se ver quem tem telhados de vidro....
António Vinha.

 
Às terça-feira, setembro 04, 2007 8:03:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Festa do Mato que saudades tenho, já se passaram mais de 40 anos que eu não assisto a esta festa a ultima vez que eu vi foi ainda nos anos 60 ainda não tinha a irmida tempos depois é que foi construida pela firma Augusto Santos e penso que até foi uma oferta.Houve então uma comição desta irmida formada penso que foi pelo Pai do Renat Moura o feliciano qeu tem uma loga em frente as obras Publicas e até penso que este senhor já faleceu e tambem penso que o João Almeida que trabalhava no Germano nas Lajes também fazia parte mas ainda ha ai por Santa Cruz pessoas que sabem esta estoria melhor do que eu. Nos anos 60 era bonita a festa havia corridas de saca corridas de corta mato que tinha inicio na cruz corridas tambem nesta recta corridas de cavalos eu era criança nesta altura e achava um dia bem passado hoje em dia vejo que a festa está muito pobre por falta de alguem teimoso que dê um impurrão nisto de pés e mãos.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial