__________ Click for Flores, Azores Forecast ___________ ____________________________________________________________________________________________

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Moinho da Levada, Ribeira Grande (Fajâzinha)...

O moinho de água é uma construção típica de locais onde existe grande abundância de cursos de água, por resultarem estes do aproveitamento da força hídrica como “musculo” para diversas tarefas. (foto: Entrada do moinho, a caminho da freguesia da Fajâ Grande, mesmo antes da Ponte sobre a Ribeira Grande.)
No caso da Ilha das Flores, os moinhos de água eram utilizados basicamente na transformação do grão em farinha, sobretudo o grão do milho.
Por isso é natural encontrarmos um grande número destas edificações espalhadas ao longo das inúmeras ribeiras da ilha, pois certamente não havia freguesia ou lugar que não tivesse o seu moinho e o seu moleiro.
Se hoje é pena que a profissão tenha praticamente desaparecido, o legado mantém-se nos edifícios (alguns já em avançado estado de degradação) que ainda podemos encontrar.
(foto: As mós que transformam o grão em farinha)
Pena que pouco nesta terra tenha sido feito para a conservação deste legado, estando os poucos exemplos de conservação sedeados no conselho sul da ilha, que apesar de todas as dificuldades inerentes ainda mantém um destes edifícios abertos ao público e em perfeitas condições de funcionamento na zona da levada num afluente da Ribeira Grande no vale da Fajâ, certamente um esforço que serve de modelo.
Por ser mais um exemplo claro da vivência deste povo, abriu-se mais este espaço dedicado aos “Moinhos de água” para que tanto quanto nos seja possível trazermos aqui fotos do estado e localização destes na Ilha, começando por aquele que é um dos mais emblemáticos e representativos exemplos deste tipo de construção…
O moinho da Levada…

(foto: o afluente por onde a água é canalizada de encontro ás pás do moinho)







Etiquetas: , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial