__________ Click for Flores, Azores Forecast ___________ ____________________________________________________________________________________________

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Ponta Delgada

São Pedro de Ponta Delgada foi uma das três primeiras paróquias da ilha das Flores, povoada ao mesmo tempo que as vilas das Lajes das Flores e de Santa Cruz. Gaspar Frutuoso afirma que já em finais do século XVI possuía a sua ermida e uma freiguesia de trinta vizinhos.

O seu povoado principal é descrito pelo padre António Cordeiro como tendo 150 fogos e huma grande rua corrente ao mar, com outras atravessadas.
Pela existência do seu porto e pela fertilidade das terras adjacentes e abundância de águas, Ponta Delgada foi um dos principais focos de povoamento da ilha, rivalizando durante muitos anos com as vilas.
A actual igreja paroquial de São Pedro foi mandado edificar em 1763, no local da pequena ermida da mesma invocação, a segunda mais antiga da paróquia, a par da Ermida de Santo Amaro, com a qual coexistia nos finais do século XVII. A existência destas duas ermidas, a de São Pedro e a de Santo Amaro, dando origem a festas populares em honra destes santos que ainda hoje se realizam na freguesia, são um bom indicador das dinâmicas da freguesia: São Pedro, o tradicional protector dos pescadores, e Santo Amaro, o protector dos gados, indício de uma comunidade que assentava na pesca e na criação de animais.



(informação disponível em WIKIPEDIA)


Vista sobre a costa Noroeste e o Ilhéu Maria Vaz
Baía de Ponta Delgada


Planalto costeiro no Sopé da Freguesia

Etiquetas: , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial