__________ Click for Flores, Azores Forecast ___________ ____________________________________________________________________________________________

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

A tragédia da Ribeira dos Moinhos (Ponta Delgada)

"A Ribeira do Moinho é paralelamente à Ribeira Grande, um dos maiores caudais da ilha, abastecida por duas nascentes, uma no Pico da Burrinha e outra (a principal) no próprio Morro Alto. (pico mais alto da Ilha) Percorrendo uma distância que vai praticamente do planalto central da Ilha em direcção a Norte, estas nascentes passam pela zona das Ladeiras onde se juntam num só caudal acabando por seguir em direcção do mar a oeste da Freguesia de Ponta Delgada. Tal como outras na Ilha também a Ribeira do Moinho albergava junto á Freguesia três moinhos de água, propriedades destruídas pelas cheias de 9 de Junho de 1995"... Estas são fotos da segundo fenómeno natural que afecta esta caudal num espaço pouco superior a uma década, quando as margens da Ribeira do Moinho já se encontravam em plena fase de recuperação, a queda de agua violenta que ocorreu na zona voltou a alterar e derrubar a vegetação circundante do leito, deixando um rasto de devastação em sua substituição, veja-se as diferenças, sendo as fotos do "antes" datadas de Fevereiro desta ano para o "depois" que aconteceu à cerca de um mês atrás.

Antes - o caudal da ribeira junto ao poço da ponte sobre a ribeira no caminho do Albernaz.
Antes- A montante da mesma ponte e junto ao que resta do "moinho da família Sales ( que por curiosidade resistiu de novo, já restando apenas uma parede e a chaminé do moinho).
Depois - O caudal visto apartir da zona dos Grotões.
Depois - a Montante da ponte junto de novo ao moinho do Sales.

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial