__________ Click for Flores, Azores Forecast ___________ ____________________________________________________________________________________________

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Curiosidades...

O furão, também conhecido como toirão ou tourão é um mamífero carnívoro da família dos Mustelídeos. Existem diversas espécies de furões, sendo a mais conhecida o furão-doméstico (Mustela putorius furo), utilizado como animal de estimação em algumas partes do mundo. De uma maneira geral, o termo é utilizado como referência ao furão-doméstico, descendente da "doninha-européia" selvagem ou da "doninha-das-estepes", há cerca de 2500 anos.
A palavra "furão" também é utilizada para designar outros mamíferos carnívoros de forma pequena e alongada, pertencentes à família dos Mustelidae, incluíndo o "furão-do-pé-preto" (Mustela nigripes), actualmente ameaçado de extinção.
De referir que, ao contrário do que algumas crenças populares indicam, os furões não são roedores, pertencendo antes à família das doninhas, onde também se incluem os texugos e as lontras.



Durante muito tempo, a principal utilização humana dada ao furão encontrava-se na caça, uma vez que, dotado de corpo magro e alongado e uma enorme curiosidade natural, o furão está adaptado para entrar em buracos e espantar quer roedores, quer coelhos para fora de suas tocas.
Continua ainda a ser usado para a caça em alguns países, tais como o Reino Unido e a Austrália, onde os coelhos são considerados pragas e a combinação de uma pequena rede com um ou dois furões ainda permanece como uma técnica muito utilizada, apesar dos avanços tecnológicos actuais.

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial